CEPAI ONG

NOSSA HISTÓRIA ...

       O CENTRO DE PROJETOS E ASSISTÊNCIA INTEGRAL - CEPAI atua há 33 anos na cidade de Samambaia.Surgiu no dia 28 de fevereiro de 1989 na cidade satélite de Taguatinga DF, por um grupo de pessoas que desejavam realizar uma obra social na cidade de samambaia DF. no entanto, devido à necessidade da cidade de samambaia se iniciou um trabalho social nessa cidade.

        O CEPAI iniciou seu trabalho atendendo a 120 crianças de 0 a 05 anos de idade e suas respectivas mães. Tinha por objetivo cuidar e acompanhar crianças desnutridas da região, com oferecimento de consultas médicas, orientação alimentar adequado e oferecimento da multimistura. Pouco tempo depois começou o trabalho com crianças e adolescentes de 07 a 18 anos de idade, com projetos culturais, esportivos e profissionalizantes.
        Na década de 1990 a entidade fez convênio com GDF e dirigiu a primeira Creche do CAIC Helena Reis de Samambaia. Neste período fizemos um projeto de fabricação de de tijolos na qual as pessoas atendidas fabricavam e construíram o galpão que hoje faz parte da infraestrutura do seu pai.
        No ano de 2005 o CEPAI mudou definitivamente para o lote que foi cedido pelo GDF que localiza-se na QN 404 de Samambaia e ampliou seu trabalho e vem buscando a melhoria do seu atendimento para as famílias de Samambaia.
       Desde esta data são distribuídas verduras e frutas todos os domingos na quadras nas quadras da 800 e 1.000 onde mais de 550 famílias recebem semanalmente esses alimentos para melhoria da sua alimentação.

       Nesse período a referida instituição possui uma parceria com a Igreja Adventista e a Rede Adventista de ensino que tem apoiado na educação e na subsistência das crianças e dos adolescentes atendidos pela mesma.
       Durante todos esses anos vem realizando um trabalho significativo em samambaia, o CEPAI prestou relevantes trabalhos comunitários para as famílias que se encontrava em vulnerabilidade social, dentre os trabalhos e projetos podemos relatar:

Desnutrição Zero: Acompanhamento de Agentes de Saúde a crianças desnutridas,onde fazia o tratamento contra desnutrição e suplementação alimentar com a Multimistrura , junto com os Postos de Saúde da cidade ; 

Geração para o Futuro: Profissionalização de adolescentes, que ao final do treinamento era encaminhado ao mercado de trabalho,com a parceria de órgãos públicos e organização não - governamentais do GDF;

Cidadania Plena: Atividades diários de crianças a partir de 07 anos até 14 anos em programas que combatia o trabalho infantil,sendo que elas participavam em horário contrário da aula em escola pública,com atividades que ajudasse em seu desenvolvimento social,físico e intelectual;

Fortalecimento Familiar: Projetos que contribuísse no fortalecimento familiarde pessoas que apresentavam um hambiente familiar desestruturado, e precisavam de ações eficazes de ajuda,tais como: Encaminhamento ao mercado de emprego ,

cursos profissionalizantes , palestras com profissionais em área específica , entre outras.

               Enfim , o CEPAI , em todos seus anos de existência contribuiu grandemente para que as famílias que se enconravam em contribuiu grandemente para que  as famílias que se encontravam em vulnerabilidade social de Samambaia , pudessem ter oportunidade de educar e criar seus filhos de maneira digna e melhorarem de vida.

WhatsApp Image 2020-11-19 at 16.42.27 (5).jpeg
WhatsApp Image 2020-11-19 at 16.42.27 (7).jpeg
WhatsApp Image 2020-11-19 at 16.42.27 (6).jpeg
WhatsApp Image 2020-11-19 at 16.42.27 (8).jpeg
WhatsApp Image 2018-09-01 at 14.11.41.jpeg
INFRAESTRUTURA CEPAI 2.jpg
IMG_8724.jpg
IMG_8729.jpg
IMG_8723.jpg
IMG_8624.jpg
IMG_8708.jpg
IMG_8629.jpg