CEPAI ONG

PROJETOS 

 
CRIANÇA FELIZ
 
 
ARTE PARA A VIDA
 

        O Programa e Projeto : "Criança Feliz" é nosso projeto piloto. Oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na qual em meio período do dia as crianças estão na escola pública estudando e no outro são acompanhados pela instituição participando de oficinas e momentos de fortalecimento da cidadania.

        As oficinas são oferecidas por educadores sociais que a cada dia da semana proporciona aos atendidos momentos de reflexão,aprendizado e socialização.

No projeto "Arte para a Vida" as crianças e adolescentes do CEPAI realizam atividades ligadas a arte e trabalhos com artesanato, e, a partir disso, participam de oficinas culturais para desenvolver e cultivar aspectos artísticos. 

 

Através deste projeto, buscamos propriciar aos atendidos o conhecimento das várias formas e Arte e, além disso, desenvolver sua imaginação criadora, parcepção e sensibilidade, colaborando, assim, na aquisição artística de cada um deles.

 

 

MÚSICA PARA A VIDA

 
 
 

 

BRINCANDO FELIZ

 
 

A música é uma das mais antigas e valiosas formas de expressão, e sempre esteve presente na vida das pessoas. Entendendo sua importância para o desenvolvimento do Ser Humano, foi criado o projeto " Música para a Vida", que consiste na realização de aulas de teoria musical, musicalização infantil e prática instrumental dos instrumentos disponíveis na instituição. 

 

Uma parceria com o Colégio CCI possibilitou, também, que uma turma de 20 alunos da instituição participem de aula de música, realizada na escola, onde treinam instrumentos de fanfarra. 

 Brincar é um direito essencial para o desenvolvimento psicomotor, físico, social, emocional e cognitivo, e por isso o projeto "Brincando Feliz" prioriza a brincadeira.

 

Nos dias de hoje, onde os aparelhos e telas têm tomado, excessivamente, o tempo das crianças, incentivar brincadeiras tradicionais é indispensável, e, para isso, desfrutamos ao máximo da Brinquedoteca e do Parquinho, realizando diversos tipos de brincadeiras, direcionadas ou livres, pois cada uma delas tem uma importância sem medidas para o crescimento de cada criança. 

 

 

GERAÇÃO SAUDÁVEL

 
 

O projeto "Geração Saudável", que atende as crianças do Serviço de Fortalecimento de Vínculo, famílias atendidas e a comunidade de Samambaia, incentiva a alimentação saudável e balanceada e, também, a prática de atividades físicas.

 

Para isso são realizadas, na instituição, diversas oficinas, cursos de culinária, orientações sobre alimentação e, para finalizar, promovemos momentos de recreação e atividade física.

 

 

MÃOS QUE ALIMENTAM E ACALENTAM

 
 

Essa é uma das principais Atividades Sociais realizadas pelo CEPAI. Através desse projeto,  a instituição repassa, diariamente, alimentos, roupas, calçados, mobiliários e outros itens (arrecadados através de doações) para as famílias da comunidade de Samambaia e de outras regiões do DF.

 

Especialmente aos domingos, a ONG recebe uma grande quantidade de verduras e frutas, e, aquelas que não são utilizadas no SCFV, são repassadas a estas famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. 

 

 

PROJETO CIDADANIA

 
 
 

 

VALORIZANDO O CIDADÃO

 
 

O projeto atende uma vez na semana, realizando as seguintes oficinas profissionalizantes: 

 

- Perfumando o Social:
(Oficina de fabricação de sabonetes artesanais e aromatizantes de ambientes).

 

-Aprender para crescer:
(Projeto que trabalha por meio de oficinas de culinária, camiseteria, chinelaria e outros tipos de sublimação).

 

-Costurando o futuro:

(Oficina de corte e costura básica, para mães e pais responsáveis pela família e adolescentes da comunidade).

Com intuito de proporcionar momentos de reflexão, orientação, aprendizado e socialização entre os envolvidos na instituição, foi criado o Projeto "Valorizando o Cidadão", que consiste na realização de palestras com diversos temas, sempre ministradas por profissionais especialistas na área do tema abordado.  

 

Esse momento de aprendizado é importante para que crianças, adolescentes e famílias resgatem, também, a apropriação do sentimento de cidadania e pertencimento. 

 

 

CONVIVER EM FAMÍLIA

 
 
 

 

PROJETO CANGURU

 
 

A instituição proporciona, por meio do "Conviver em Família", atividades recreativas, sociais e  culturais (como palestras, passeios, eventos e festividades) que envolvem todos os membros das famílias atendidas pelo CEPAI.

 

Através desses momentos os participantes do projeto têm oportunidade de fortalecer seus vículos familiares e entender a importância da valorização da família, promovendo uma convivência mais saudável e a amenização de conflitos, com objetivo de tornar o lar um ambiente mais acolhedor e agradável. 

 

O projeto "Canguru" atende mães de recém nascidos e gestantes da comunidade que se encontram em situação de vulnerabilidade e chegam a instituição em busca de ajuda para adquirir enxoval e cuidados com a gestação e com o bebê. 

 

Além de doar enxovais para as mãezinhas, são realizadas palestras, oficinas de confecção de enxovais e encontros de autoajuda com profissionais capacitados. (...)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LINGUAGEM DO MUNDO

 
 

     O CEPAI possui uma sala de leitura entitulada "Maria José", e neste espaço o projeto "Linguagem do Mundo" se desenvolve, proporcionando a crianças, adolescentes e membros de suas famílias o aprazer de ler e conhecer vários "mundos" através da literatura. 
O espaço conta com livros infantis, infanto-juvenis, de literatura e outros. 

 

     A instituição foi uma das pioneiras no programa "Mala do Livro, da Secretaria de Cultura e possui a mala com diversos títulos há mais de 20 anos. 

 


PROJETO ADOTE

 

     Projeto que visa ações para angariar recursos para a manutenção e aplicação de forma efetiva dos projetos e trabalhos do CEPAI.

     A Organização Social não possui convênio governamental e se mantém por meio de doações físicas e empresas.

Gostou do nosso trabalho ? Faça sua Doação e ajude para que esses projetos sigam para a melhoria das famílias e crianças atendidas !